Em Março tivemos a presença da artista Tiffani Gyatsu no refúgio, que irá oferecer uma introdução à arte da pintura tibetana, explorando o tema da Tara Verde, deidade ligada à compaixão e à liberação dos medos e desafios, conhecida como a liberadora de obstáculos, a grande Mãe, Mãe de todos os Budhas, a Ma Dholma Tara verde.

Teremos nessa ocasião também a contribuição do Lama Jangchub Reid, que trará ensinamentos sobre essa deidade, e um ritual de transmissão de suas qualidades, de acordo com a tradição budista.

Será uma excelente oportunidade de vivenciar pintar o rosto da Tara, como prática ativa, inspirados em suas qualidades e energias, transmitidas pelo Lama durante o evento.

A Tiffani dará uma palestra aberta dia 6 de março às 19 horas, e o retiro será dias 7 e 8 de março.

Inscrições limitadas, mais informações diretamente com o refúgio: contato@refugioparadiso.com.br

__________________________________________________________

A Arte Sacra tem o propósito de criar uma ponte entre o ser humano e o Divino. Cada símbolo representado e cada cor e forma são como um alfabeto, que formando combinações geram um livro que aponta o caminho para a libertação ou simplesmente  nos ajuda a recordar da nossa verdadeira fonte – de onde viemos e de onde tudo surgiu – e nos lembra que a separação de nós mesmos com o Divino não passa de uma ilusão. 
 

A arte budista Tibetana de Thangka lida com esse rico e complexo alfabeto de códigos, verdadeiras chaves para destravar portas no 

nosso inconsciente e alcançar a liberação – Nirvana.

Tiffani Gyatso, uma artista brasileira, estudou por 3 anos Arte Sagrada do Budismo Tibetano no Norbulingka Institute na Índia,

fundado por SS o Dalai Lama, e vem ensinando Thangka há mais de 12 anos. 

Ela estará no Refúgio Paradiso nos ajudando a entender de uma maneira simples, íntima e intuitiva o panteão dos budas da

iluminação e compartilhando conosco sua própria história de arte e budismo .

Thangka – Pintando a Face da Compaixão – Tara Verde

Tara Verde é a deidade iluminada mais querida de todo o Tibete. Ela é verde como esmeralda, representando o elemento ar, que move o karma e acelera nosso passo para a verdadeira liberação. Seus olhos são de profunda compaixão, nos olhando como uma mãe misericordiosa. Ela esta sentada sobre um trono de lótus, mas prestes a se levantar para ajudar aqueles que lhe evocam para atravessar o grande rio de samsara. Ela cresce dentro de nós mesmos quando entoamos seu mantra e quando visualizamos ela dissolvendo em nós mesmos. 

Essa é a essência de Tara Verde, a qual iremos aprender através do desenho tradicional tibetano de Thangka. Todos os budas e bodisatvas possuem medidas de proporções rigorosas, como se seus corpos de luz fossem letras de um alfabeto dos iluminados. Desenha-los é compreende-los. É exercitar uma maneira artística fora dos nossos hábitos e seguir uma disciplina. Após a prática de desenho, transferimos o mesmo para uma tela e pintamos com uma das técnicas de sombreamento mais usadas, que é em murais. Finalizamos com os traços de seus olhos, que por fim se abrem e permanecem na nossa presença. 

Pessoas com pouca experiência em arte são bem vindas! Vamos nos concentrar mais no processo de apoio que a pintura nos fornece para meditação, do que esperar um produto final. Nesse curso você terá um ‘sabor’ de todas as passagens para pintar um Thangka, e levar para casa uma  tela do rosto de Tara Verde. 

Esse curso é também pré-requisito para o retiro de uma semana, onde se pinta a Tara completa. 

TIFFANI GYATSO é uma artista brasileira especializada em Thangka: ícones do budismo tibetano, onde foi a primeira ocidental a estudar no Instituto Norbulingka, India (2003-06). Fez especializações em geometria islâmica no Prince School em Londres (2016-17) e Design gráfico na CT training Schule, Alemanha (2001) e pratica consistentemente a pintura zen com Alok, seu professor chinês. Desde 2016 incluiu a experiência da dança como auto-conhecimento e combustão à um corpo de criatividade. Executou e coordenou as pinturas do templo budista em Viamao, RS (2007-12) na comunidade de Lama Padma Samten. Fundou o Atelier YabYum, um centro de retiros de arte nas montanhas de Extrema, MG. Oferece workshops no Brasil todo, Peru, Chile, EUA, India e Nepal para onde guia grupos anualmente. Além das artes tradicionais, ela desenvolve sua pintura em base do processo intuitivo e contemplativo explorando sua expressão em um trabalho de mergulho íntimo pela meditação e a tradução dos códigos pessoais e arquétipos através da pintura. Saiba mais: www.tiffanigyatso.com_